Pública participa de reunião com governo sobre isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

 

Em reunião com centrais sindicais e movimentos sociais realizada nesta terça-feira (25), o governo federal apresentou o projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil mensais a partir de 2026. A Pública esteve representada pelo vice-presidente Wanderci Polaquini, acompanhando as discussões ao lado de entidades como CUT, Força Sindical, MTST, UNE e outras.

O ministro Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência) destacou a importância do diálogo com os movimentos: “Este projeto reduz desigualdades e faz justiça social”. Já o ministro Fernando Haddad (Fazenda), responsável pela exposição técnica, afirmou que a medida “marca a história e reflete a visão de futuro do governo Lula”.

A proposta, enviada ao Congresso na semana passada, ainda depende de votação e aprovação legislativa. A Pública acompanhará a tramitação e os impactos para os servidores públicos.

Wanderci, que também é auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná, destacou que o projeto irá melhorar a capacidade de compra dos trabalhadores e que o envio do Projeto atende a um anseio muito antigo. “Nós esperamos que o Congresso Nacional esteja sensibilizado para tratar a matéria de forma consciente, coerente e despolitizada para que seja aprovada o quanto antes”, enfatizou Wanderci.

Fonte e fotos: Pública Central do Servidor

 

 

Informações Adicionais