Semana para reverenciar os museus

Uma extensa programação está sendo preparada pelo Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul para a 13ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) de 18 a 24 maio. A mostra, que estará situada no térreo do Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre, terá como tema "Museus para uma Sociedade Sustentável". O objetivo é contribuir para a reflexão do papel do Judiciário para a construção de uma sociedade sustentável.

 

No dia 19, haverá palestra sobre “A Sustentabilidade dos Edifícios do Poder Judiciário" com  o engenheiro civil Alcimar Andrade Arrais e o arquiteto Jean Clair Osés, com início às 9h. O evento será aberto ao público e contará também com a participação da juíza Cíntia Mua, do Sistema de Gestão Ambiental (SGA)/ECOJUS, do TJRS, que falará sobre as atitudes concretas da Administração, dos magistrados e dos servidores, na busca por ações de combate ao desperdício e práticas ecológicas. Um representante do Grupo de Edificações e Comunidades Sustentáveis da Faculdade de Engenharia da UFRGS participará com observações e sugestões.

 

Entre os eventos da semana, estão previstos dois painéis: um sobre a sustentabilidade nas edificações da Justiça Estadual e outro sobre como as questões ambientais têm sido olhadas pelo Poder Judiciário estadual. Os painéis têm a direção do Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJRS, responsável por projetos como o dos Foros Judiciais.

 

Na última quinta-feira (07/05), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do RS, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, inaugurou o novo prédio do Foro Judicial de Santa Vitória do Palmar que possui sistema de climatização com gás refrigerante ecológico e sistema independente de renovação de ar. O prédio também conta com cobertura vegetal (telhado verde), captação de águas pluviais e a reutilização de água dos lavatórios para as bacias sanitárias, limpeza e manutenção predial.

 

Todas as atividades da 13ª Semana Nacional de Museus ocorrerão no Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. A entrada aos painéis de 19/5 e de 23/5 é aberta ao público.

 

Confira programação:

19 de maio (terça-feira) - 9h

- Apresentação do case: “ A Sustentabilidade dos Edifícios do Poder Judiciário"

 

23 de maio (Sábado) - 14h30min

Tema:  “As Questões Ambientais em retrospectiva no Judiciário”

Participarão com exposições a Juíza de Direito Patrícia Antunes Laydner, do SGA/ ECOJUS e Doutoranda em Direito Ambiental pela Faculdade Jean Monnet da Universidade París-Sud, que abordará A Evolução da Questão Ambiental no Âmbito do Poder Judiciário, e a Professora Elenita Malta Pereira, Coordenadora do Grupo de Trabalho História Ambiental da ANPUH/RS e Doutoranda em História na UFRGS, sobre As Questões Ambientais nas Fontes do Judiciário.

Como debatedor, atuará o desembargador Otávio Augusto de Freitas Barcellos, integrante da 15ª Câmara Cível do TJRS e especialista em Direito Ambiental. O desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, diretor do Memorial do Judiciário, será o coordenador da mesa dos trabalhos.

Informações Adicionais