Presidente do Ipe-Prev discute transição com presidente do Conselho Deliberativo

Com o objetivo de debater as mudanças causadas pela separação do Instituto de Previdência do Estado (Ipe) em duas autarquias, o presidente do Conselho Deliberativo do Ipe e vice-presidente da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ), Luis Fernando Alves da Silva reuniu-se na tarde desta quinta-feira (17/5) com o presidente do Ipe-Prev, José Guilherme Kliemann. Na ocasião, Alves da Silva apontou diversas dúvidas em relação às atribuições e encaminhamentos durante o período de transição do instituto. Entre as inquietações estão a necessidade de regulamentação na remuneração dos conselheiros, prerrogativas que lhes cabem diante da construção dos novos Conselhos Fiscal e de Administração e também sobre a indicação de servidores para compor o Comitê de Investimentos dos Fundos Previdenciários. "Após a publicação das leis , restaram dúvidas aos conselheiros. Queremos a interlocução para definir uma forma de atuação, para nos adaptarmos a essa transição e agirmos de maneira correta", pontuou, ressaltando que a maior preocupação são os primeiros seis meses, onde deverá haver a "troca de bastão".

O presidente do Ipe-Prev sugeriu a discussão de normas transitórias que deem segurança de atuação ao conselho durante este período. "Vamos ter que andar juntos", afirmou. Como encaminhamento, Kliemann pediu ao presidente do Conselho Deliberativo que as demandas possam ser encaminhadas em forma de documento para que, após analisadas, sejam respondidas ao Conselho em reunião formal a ser agendada oportunamente. 
 
Segundo o presidente do Ipe-Prev, nas próximas semanas, deve ser anunciado o nome do diretor presidente do Ipe- Saúde. Kliemann ainda pontuou que a transição do Ipe deve respeitar os tempos determinados nas leis. No período de seis meses, no que diz respeito a parte de composição da estrutura e, em até dois anos, em relação ao desmembramento definitivo, quando o instituto deixará na prática de ser uma única autarquia.
 
 
Foto e Texto: Leticia Szczesny

Informações Adicionais