História

ASJ

 A Classe em Primeiro Lugar!

Assembleia de fundação da ASJ - 1º/07/1944
 

 75 anos de pioneirismo na luta em prol dos servidores da justiça

Ao longo de sua história, a ASJ teve 14 presidentes. O último foi eleito em 1986 e segue até os dias de hoje. São 33 anos de história construídos através da presidência de Paulo Sebastião Gonçalves Olympio. Entre os momentos mais marcantes dessa trajetória, estão a criação do Sindicato dos Servidores da Justiça do RS (Sindijus), em 1988, e a primeira greve geral dos servidores da justiça, que mobilizou cerca de 4500 pessoas, entre os dias 11 de abril a 30 de maio de 1987. Por 54 dias, os servidores de 142 comarcas e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul permaneceram de braços cruzados.

Consciente de seu papel em defesa da categoria, a ASJ integrou outra luta importante deste contexto: a consagração da autonomia administrativa e financeira do Poder Judiciário na Constituição Brasileira de 1988 e na Constituição Estadual de 1989. Essa autonomia trouxe a primeira fixação de percentual do Orçamento do Estado ao Poder Judiciário, na primeira Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada na Assembleia Legislativa.

Em homenagem aos 60 anos de fundação da associação, no dia 5 de agosto de 2004, na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa, o então deputado estadual Paulo Azeredo (PDT) relembrou que, a partir da greve geral, os servidores da justiça ganham conscientização sobre o valor e a importância da categoria na sociedade gaúcha e no próprio quadro do funcionalismo público.

O pioneirismo sempre foi a marca registrada da ASJ, seja na fundação da representação classista dos servidores da justiça, nas lutas em prol da categoria ou no relacionamento com outras entidades e com os três Poderes constituídos. No seu 75° aniversário, a associação segue com o mesmo pilar em que foi criada: a classe em primeiro lugar.

Informações Adicionais