Nova Administração do TJ toma posse nesta quinta-feira

 

A solenidade de posse da nova Administração do Judiciário gaúcho será realizada nesta quinta-feira (1º/2), às 14h, no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, localizado no 13° andar do prédio do Tribunal de Justiça (Av. Borges de Medeiros, 1565). A cerimônia poderá ser acompanhada ao vivo pelo site do TJRS a partir das 14h.

Os desembargadores Carlos Eduardo Zietlow Duro, Maria Isabel de Azevedo Souza, Almir Porto da Rocha Filho, Túlio Martins e Denise Oliveira Cezar foram eleitos para comandar a Administração do TJRS até 1º de fevereiro de 2020.

Desembargadores eleitos

  • Presidente - Desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro
  • 1ª Vice-Presidente - Desembargadora Maria Isabel de Azevedo Souza
  • 2º Vice-Presidente - Desembargador Almir Porto da Rocha Filho
  • 3º Vice-Presidente - Desembargador Túlio de Oliveira Martins
  • Corregedora-Geral da Justiça - Desembargadora Denise Oliveira Cezar

Judiciário gaúcho

O Tribunal de Justiça do RS é o quarto maior do país e está entre os Tribunais de grande porte (TJSP, TJRJ e TJMG). A estrutura do 1º Grau conta com 165 Comarcas e possui 519 Varas Judiciais, 80 Juizados, 47 Juizados Especiais Cíveis, 7 Juizados Especiais da Fazenda Pública, 5 Juizados Especiais Criminais e 8 Turmas Recursais. No 2º grau são 25 Câmaras cíveis e 8 Criminais.

A estrutura de pessoal conta com 814 magistrados (sendo 139 desembargadores, 639 juízes de Direito e 36 pretores), 8.205 servidores e 4.211 estagiários. Tramitam atualmente na Justiça Estadual 3.557.716 milhões de processos.

Conforme dados do Conselho Nacional de Justiça, divulgado pelo Relatório Justiça em Números de 2017, o TJRS foi o único Tribunal Estadual a atingir 100% de eficiência no IPC-Jus, o Índice de Produtividade Comparada da Justiça. É um indicador criado pelo CNJ que resume os dados recebidos pelo Sistema de Estatística do Poder Judiciário (SIESPJ) e mostra o resultado da produtividade e eficiência dos Tribunais.

 

Texto: Rafaela Souza/TJRS

Foto: Carolina Jardine

Informações Adicionais