DTG recebe Comenda João Simões Lopes Neto

 

 

O DTG Morro da Tapera recebeu, na noite desta segunda-feira (31/10), a Comenda João Simões Lopes Neto. A distinção destaca o trabalho de fomento às tradições gaúchas realizado pela ASJ e pelos piquetes que, todos os meses de setembro, acampam no Parque Harmonia para divulgar a cultura do povo do Rio Grande do Sul. Neste ano, o mérito deve-se à execução do projeto “Roda de Carreta – Uma história de força da guerra à cozinha” que apresentou aos visitantes os usos da roda ao longo dos anos e explicou como é feita a Roda de Carreta, um prato típico da culinária campeira.

 

A Comenda João Simões Lopes Neto foi criada em 2016 em homenagem aos 100 anos da morte do escritor gauchesco e é uma iniciativa conjunta do MTG com a Comissão Municipal que organiza o Acampamento.  Segundo o coordenador de Tradições e Folclore da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Giovani Tubino, a ideia foi agraciar a todos os piquetes que trabalharam pelo Rio Grande. “Neste ano não tivermos incentivos, nem recursos, nem troféu e, mesmo assim, tivemos piquetes que fizeram os melhores projetos possíveis e um aumento das notas. São os Projetos Culturais que sustentam as ações do Acampamento Farroupilha”, elogiou Tubino.

 

A homenagem prestada à ASJ foi recebida pelo 2º secretário da ASJ, Vitor Polett, das mãos da avaliadora dos piquetes Magda Santos  durante cerimônia na Casa do Gaúcho, na Capital. Polett destacou que a premiação é resultado de um trabalho conjunto e do esforço de toda uma equipe. “O projeto desse ano teve um grande diferencial, ganhando grande divulgação da mídia e atraindo muito o público”, salientou.

 

Informações Adicionais