Homenagem às mulheres na Assembleia

 

As mulheres que atuam na diretoria da ASJ participaram na tarde desta quarta-feira (9/3) da sessão solene da Assembleia Legislativa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Ao lado do presidente Paulo Olympio, Dione Burlamarque e Marisa Comin acompanharam a solenidade em que foi entregue o Troféu Mulher Cidadã 2016 a sete personalidades de destaque no Estado. O protagonismo feminino foi marcado por uma sessão onde só as deputadas utilizaram a tribuna.

A presidente da Casa, Silvana Covatti (PP) falando do protagonismo da mulher gaúcha. "A esta deputada coube a honra de ser a primeira mulher, em 180 anos de história, a presidir a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Quase dois séculos sem que se tivesse escutado uma única voz feminina a conduzir o Parlamento gaúcho", ressaltou, lembrando que a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Casa foi Suely de Oliveira, em 1951. 

A Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Stela Farias (PT), sublinhou a importância desta data para as mulheres, que demarca um período histórico iniciado com a luta de mulheres na busca pelos direitos trabalhistas e direito ao voto. Pela bancada do PDT, Juliana Brizola referiu a conquista do voto, em 1932, avanço que não garantiu a igualdade na política. "Embora as mulheres sejam mais da metade da população brasileira, a representação parlamentar não supera 12%". Juliana trouxe dados da ONU que revelam a realidade de 16 milhões de meninas no mundo, que nunca irão à escola e referiu a inferioridade da renda das mulheres em relação à dos homens. Lembrou o avanço da violência contra as mulheres, colocando o Brasil no quinto lugar no mundo, com a morte diária de 13 mulheres, 33% delas assassinadas pelos parceiros ou ex-parceiros.

 

Troféu Mulher Cidadã 

 

Maria Berenice Dias (Defesa dos Direitos da Mulher)

Daniela Pavani (Educação da Mulher)

Cecília Hypolito (Promoção da Participação Política da Mulher)

Inque Schneider (Profissionalização e geração de trabalho e renda para a Mulher)

Maira Caleffi (Saúde)

Irmã Conceição Inaia Andrade (Atividade Comunitária em Prol da Mulher)

Valéria Houston Barcellos (Mulher na Cultura)

 

Com informações Assembleia Legislativa

Informações Adicionais