Oficinas sobre o Ofício de Guasqueiro no Harmonia

O DTG Morro da Tapera, da Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ), promove oficinas de artesanato em couro durante o Acampamento Farroupilha 2015, em Porto Alegre. Chamada de ‘Escola de Miniguasqueiros’, a ação é direcionada aos estudantes que visitarem o Parque da Harmonia. A atividade faz parte do projeto "História trançada em couro" que conta a história do couro no Rio Grande do Sul, destaca suas diferentes funcionalidades e valoriza o ofício de guasqueiro (artesão que usa o couro cru como principal matéria-prima). As próximas oficinas serão realizadas nos dias 15/09 (9h30min e 14h), 16/09 (9h30min e 14h) e 17/09 (14h).

 

Durante a programação, são explorados vários aspectos, desde a composição de instrumentos para a lida no campo até a confecção de produtos voltados à exportação e com relevante participação na economia gaúcha, como calçados e bolsas. A ASJ ainda elaborou uma cartilha que será distribuída aos participantes. 

 

Na Escola de Miniguasqueiros, os estudantes que visitam o piquete podem conhecer de perto as práticas desempenhadas pelo guasqueiro. Além de conhecer mais sobre a profissão, os alunos são convidados a elaborar algumas peças como seus antepassados faziam: em couro e com as próprias mãos. Para facilitar, os monitores ensinam como fazer a tradicional tranças de couro, que é a base para a produção de laços, arreios, relhos e outros itens de montaria.

 

O que: Oficina de Guasqueiro no Parque da Harmonia

Quando: 15/9 - 14h

Onde: Piquete Morro da Tapera (lote 105)

 

Informações Adicionais