Escolas participam de concurso de HQs no piquete Morro da Tapera

 

Histórias em quadrinho (HQs) realizadas por estudantes de escolas da rede pública de Porto Alegre estão na disputa no concurso cultural “A Revolta dos Esquecidos”, promovido pelo Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Morro da Tapera da Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ), no Parque da Harmonia. As obras serão apresentadas pelos estudantes de forma lúdica na segunda e terça-feira (11 e 12/09) a partir das 14h. “As turmas foram convidadas a pensar sobre o papel dos indígenas na história do Rio Grande do Sul e a propor novos pontos de vista”, explica Paulo Olympio, patrão do DTG e presidente da ASJ, ao agradecer a mobilização das escolas e o empenho das professoras, alunos e alunas na elaboração dos trabalhos. 

 

A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Cândido Portinari, de Porto Alegre (RS), sob responsabilidade da professora Rose da Silva Portella, participa com três trabalhos. Um, da turma 72 do 7º ano, é intitulado “Mulheres na Revolução”; o segundo tem como título “Jango - o Guerreiro Negro”, feito pela turma 92, do 9º ano; e a turma 62, do 6º ano, participa com a criação “Maria Filipo”.  Sob a responsabilidade da professora Sheila Corsel da Silva, a EEEF Coelho Neto, também da Capital, participa do concurso com a HQ batizada de “Os Esquecidos”, realizada em conjunto através de um debate em aula pelos alunos e alunas dos 2º anos. 

 

Para inspirar os estudantes nesta aventura de resgate da história do Rio Grande do Sul, o projeto contempla a distribuição do gibi: “As Aventuras de Tapera”, ilustrado pelo artista gaúcho Juska e com versão digital disponibilizada no site www.asjrs.org.br. Por meio das desventuras do estudante Tapera, a publicação pretende fomentar a reflexão sobre a importância de se reconhecer e preservar a diversidade étnica e cultural na história, tendo como foco o resgate da participação dos indígenas na Revolução de 1923, cujo centenário é o tema dos Festejos Farroupilhas deste ano. A publicação vencedora do concurso será conhecida na terça-feira, dia 12/09, e dará à escola o direito a um passeio de um dia na Sede Campestre da entidade, para até 50 crianças, incluindo transporte, recreação e alimentação.





Cronograma de apresentações:

 

11/09 - Segunda-feira 


14h  - Abertura


14h15min - “Mulheres na Revolução”, EEEF Cândido Portinari, de Porto Alegre

 

14h45min - “Maria Filipo”, EEEF Cândido Portinari, de Porto Alegre


15h15min - “Jango - o Guerreiro Negro”, EEEF Cândido Portinari, de Porto Alegre


12/09 -
Terça-feira  


14h - Abertura 


14h15min -  “Os Esquecidos”, EEEF Coelho Neto, de Porto Alegre

 

15h30min - Reunião Comissão Julgadora e divulgação do resultado


Foto: Carolina Jardine

Informações Adicionais