TJRS anuncia encaminhamento de projeto da matriz salarial durante evento

A Administração do Tribunal de Justiça começou nesta segunda-feira (03/7)  a entrega de 5.400 notebooks para servidores do Poder Judiciário. A cerimônia, com a distribuição simbólica de 386 equipamentos para gestores de Porto Alegre e Região Metropolitana, foi realizada no Auditório Ministro Pedro Soares Muñoz, no edifício-sede do TJ, que estava lotado de servidores do Poder Judiciário. Na oportunidade, foi anunciado pela Presidente do TJ, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, que foi protocolado hoje junto ao Legislativo, de forma eletrônica, como prevê a Assembleia, o projeto do realinhamento da matriz salarial dos servidores. A matéria, que  já foi aprovada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça, será pauta  amanhã (04/7) de audiência da Desembargadora Iris com o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Vilmar Zanchin,  quando a magistrada solicitará celeridade na tramitação da proposta na Assembleia.

A Presidente Iris disse ainda que a entrega dos notebooks é mais um exemplo de que o foco da gestão é valorizar as pessoas que integram o Judiciário gaúcho. “Sempre falo que a nossa Administração é feita de pessoas para pessoas e estamos aqui  buscando alcançar melhorias aos magistrados e servidores”, disse ela, acrescentando que “a atual Administração já colocou em prática grande parte das propostas planejadas e ainda temos uma longa caminhada, na qual contamos com o apoio de todos”. Ela enfatizou que "buscamos sempre alcançar melhorias, agradecendo a todos que fazem a Justiça acontecer neste Estado, pois somos muito gratos a todos magistrados, servidores e estagiários que vestem a camiseta do Judiciário”, afirmou. Em seu discurso, destacou ainda a importância da manutenção do horário de expediente entre 12h e 19h, que foi votado pelo CNJ em junho, quando a magistrada esteve pessoalmente em Brasília, juntamente com o Juiz Assessor da Presidência, José Luiz Leal Vieira, encaminhando memoriais sobre o tema.

O 1º Vice-Presidente e Presidente do Conselho de Informática  do TJ, Desembargador Alberto Delgado Neto, em seu pronunciamento, disse que a iniciativa da entrega dos notebooks é um passo importante para a modernização tecnológica e mostra o compromisso da Administração no investimento constante em Tecnologia da Informação. “Tudo isso  é fruto de uma continuidade, eis que os reflexos da própria pandemia também determinaram que a virtualização fosse agilizada de forma ainda mais expressiva e sempre atuamos de maneira intensa na área tecnológica de forma com que a jurisdição sempre transcorreu normalmente, mesmo no auge da COVID-19”, destacou. “Uma das nossas missões é garantir aos  nossos servidores todas as melhores condições de trabalho e, dentro desta perspectiva, a entrega destes 5.400 notebooks representam uma ferramenta muito importante para a prestação dos serviços”, concluiu.

O 2º Vice-Presidente e Presidente do Conselho de Comunicação Social, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, falou sobre a permanente valorização dos servidores do Judiciário. “Conquistamos, ainda na administração anterior, liderada pelo Desembargador Voltaire de Lima Moraes, a aprovação do Plano de Carreira dos Servidores, após quase 40 anos de espera, e que começou a ser colocado em prática agora na nossa atual gestão”, disse ele. O Desembargador Vinicius, que também presidente o Conselho de Gestão de Pessoas (Congepe), destacou a importância do projeto de realinhamento da matriz salarial para os servidores, matéria que relatou junto ao Órgão Especial. “E temos agora esta bela notícia repassada pela Presidente Iris de que já está protocolada a matéria na Assembleia e vamos pedir agilidade na tramitação”, acrescentou o magistrado.

O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, destacou que o programa Justiça 4.0, o processo eletrônico e os Foros Digitais exigem uma constante inovação e a capacitação. Ele falou sobre a importância dos cursos presenciais do eproc promovidos pela Corregedoria. “Tenho andado pelo interior do Estado visitando Comarcas e sempre afirmo a importância dos servidores do Poder Judiciário gaúcho, que são referências nacionais em termos de atendimento, capacidade, engajamento e eficiência”, disse ele. O Desembargador Conti acrescentou que “para garantir esta qualidade no trabalho, temos um grande projeto, capitaneado pela 3ª Vice-Presidente, Desembargador Lizete Andreis Sebben, que vai substituir cerca de 12 mil cadeiras em todas as Unidades do Judiciário a partir deste ano, trazendo benefícios aos magistrados, servidores e estagiários”, destacou.

No final da cerimônia, cada integrante da Administração que participou do evento fez uma entrega simbólica de um notebook. A chegada dos novos equipamentos, junto com os 3.500 já distribuídos, vai atender quase 100% dos servidores.

Também participaram do evento a Juíza-Corregedora Coordenadora Cristiane Hoppe, os Juízes Assessores da Presidência José Luiz Leal Vieira, e Luís Antônio Behrensdorf Gomes da Silva, além do Diretor-Geral do TJ, Sandro Borba, acompanhado de Diretores e Assessores do TJ, juntamente com o Assessor da Presidência, Ivandre de Jesus Medeiros.

Texto: Renato de Oliveira Sagrera/TJRS
Foto: Eduardo Nichele/TJRS

Informações Adicionais