Iris Helena Nogueira é primeira mulher a assumir o TJRS

 

Não faltou determinação e emoção no processo que conduziu a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira ao posto de primeira mulher eleita para presidir o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O feito histórico foi alcançado na tarde desta segunda-feira (6/12) em um pleito de votação apertada e público restrito em função da pandemia. A desembargadora venceu com 71 votos contra 63 de seu colega o desembargador Tasso Caubi Soares Delabary. Ao seu lado na gestão 2022/2023 estarão os desembargadores Alberto Delgado Neto como 1º Vice, Antonio Vinicius Amaro da Silveira como 2º Vice, e a desembargadora Lizete Andreis Sebben como 3ª Vice. O desembargador Giovanni Conti foi eleito Corregedor-Geral da Justiça. A audiência foi acompanhada pelo presidente da ASJ, Paulo Olympio, que cumprimentou os novos dirigentes eleitos e desejou votos de êxito. “A ASJ estará junto da Administração para colaborar com o futuro do Judiciário”.

Logo após receber cumprimentos de colegas desembargadores, ela indicou os rumos de sua gestão. “Os desafios renovaram-se e sabemos que o período irá nos exigir bastante. Partiremos do programa elaborado pelo presidente Voltaire Moraes. Apresentamo-nos como uma chapa de situação e queremos levar em frente os projetos já iniciados e aqueles que não se conseguiu colocar em prática”. Sua atuação, indicou a desembargadora, será regida pela atenção aos magistrados, servidores, às condições de trabalho e aos jurisdicionados. “É ele que é nosso patrão. É ao povo que se dirige todo nosso trabalho”.  

Questionada sobre a implementação do Plano de Carreira, a desembargadora indicou que será posto em prática conforme o previsto. “A atual administração já está com as medidas administrativas para implementação, e nós prosseguiremos. Temos um Plano de Carreira vitorioso e vamos implementá-lo na sua integralidade”.

Natural de Pelotas e formada em Ciência Jurídicas e Sociais pela UFPEL (1981), Iris Helena Medeiros Nogueira assumiu o cargo de juíza de Direito em setembro de 1986 na Comarca de Santa Rosa. Em sua atuação, já passou pelos municípios de Campina das Missões, Espumoso e São Jerônimo, sendo promovida para Porto Alegre em junho de 1992. Foi juíza-corregedora de 1994 a 1998. Em 2004, foi empossada desembargadora do TJRS. Foi eleita corregedora-geral da Justiça no biênio 2016-2017.

Se quiser saber mais sobre os planos da presidente eleita do TJRS, leia entrevista concedida com exclusividade ao Jornal da ASJ antes da eleição.

 

Crédito: Carolina Jardine.

Informações Adicionais