Cerimônia marca a posse do novo Presidente do Conselho de Relações Institucionais do TJRS

Diversas autoridades prestigiaram a solenidade semipresencial que registrou a posse do novo Presidente do Conselho de Relações Institucionais do Tribunal de Justiça, Desembargador Cairo Roberto Rodrigues Madruga. Ele foi empossado juntamente com os Desembargadores Antonio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard e Jorge André Pereira Gailhard, e o Juiz-Corregedor Luís Antônio de Abreu Johnson que assumiram como Conselheiros. A solenidade ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (26/5), junto à Galeria de fotos dos ex-Presidentes do TJ.

Em seu pronunciamento, o Presidente do TJRS, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Desembargador Francisco José Moesch, que deixou o cargo em decorrência de sua eleição para atuar no Pleno do Tribunal Regional Eleitoral. “Queremos registrar o nosso agradecimento pelos excelentes serviços prestados pelo Desembargador Moesch, que possui como característica o fino trato e a ampla aptidão para o exercício de uma função tão relevante como esta que ele desempenhou com galhardia no comando do Conselho de Relações Institucionais”, disse ele, enaltecendo também a atuação dos demais integrantes do Conselho que, “mesmo nesta época atípica de pandemia conseguiram promover amplas iniciativas que garantiram ótimos resultados ao Judiciário”. Ele revelou ainda sua ampla expectativa em relação à atuação do Desembargador Cairo, “que tem muita experiência nesta área, e saberá levar em frente o importante trabalho do Conselho de ampliar cada vez mais o relacionamento do Judiciário com os demais Poderes, Instituições e com a sociedade”.

O Desembargador Moesch, em seu pronunciamento, agradeceu a confiança depositada pelos integrantes da Administração no trabalho do Conselho durante o período no qual esteve presidindo o grupo. “Esta atual administração entrará para a história da Justiça no Rio Grande do Sul, pela sua ampla capacidade de superar adversidades em meio à pandemia e também por sua característica de promover sempre um diálogo cooperativo com todos os Poderes, Instituições, e também com a OAB e os mais variados segmentos sociais”. Ele concluiu lembrando que, desde o começo da gestão liderada pelo Presidente Voltaire, já foram aprovados 12 projetos de lei, na Assembleia Legislativa, encaminhados pelo Judiciário. Destacou ainda os avanços obtidos internamente, “tendo em vista que a antiga Comissão tornou-se um Conselho de Relações Institucionais nesta Administração”.

O Desembargador Cairo, por sua vez, lembrou que o Conselho tem a importante função de auxiliar no diálogo com os demais Poderes e Instituições e que vai sempre dedicar total empenho na busca da manutenção do trabalho desenvolvido pelo Desembargador Moesch. “Já tive uma experiência muito interessante nesta área, na época da Administração presidida pelo Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, e acredito que poderei contribuir para ampliar cada vez mais o diálogo com todos”.

A cerimônia também marcou o desligamento junto ao Conselho da Desembargadora Maria Thereza Barbieri, em função de sua aposentadoria, e do Juiz de Direito Amadeo Henrique Ramella Butelli, em virtude de sua indicação para também fazer parte do Pleno do TRE gaúcho.

A cerimônia semipresencial contou ainda com a participação do Representante da Presidência da Assembleia Legislativa, Deputado Ernani Polo, do Procurador-Geral de Justiça, Fabiano Dallazen, do Defensor Público-Geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, do Presidente da OAB do Rio Grande do Sul, Ricardo Breier, além da 1ª Vice-Presidente do TJRS, Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, do 2º Vice, Desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório, do 3º Vice, Desembargador Ney Wiedemann Neto, e da Corregedora-Geral de Justiça, Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak. Prestigiaram a solenidade os Presidentes dos Conselhos de Comunicação Social do TJRS, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, de Informática, Desembargador Alberto Delgado Neto, e de Administração, Planejamento e Gestão, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, além do Ouvidor-Geral do TJRS, Desembargador Altair Lemos Junior, do Diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre, Juiz de Direito Márcio André Keppler Fraga, da Juíza Coordenadora da Central de Precatórios, Alessandra Bertolucci, do Presidente da AJURIS, Orlando Faccini Neto, da Vice-Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Desembargadora Vera Lúcia Deboni, das Desembargadoras Marilene Bonzanini e Laura Louzada Jaccottet. dos integrantes do Conselho de Relações Institucionais, Juiz de Direito Jerson Moacir Gubert, Juíza de Direito Giovana Farenzena e do Assessor Especial da Presidência, Ivandre de Jesus Medeiros, além do Diretor-Geral do TJRS, Sandro Borba.

 

Fonte: TJ/RS

Foto: Eduardo Nichelle

Informações Adicionais