União Gaúcha critica nova versão do Regime de Recuperação Fiscal

A União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública debateu nesta segunda-feira (17/05) alguns encaminhamentos sobre o Regime de Recuperação Fiscal. Segundo o presidente da entidade, Filipe Costa Leiria, é necessário se basear em pesquisas e estudos comparativos em outras regiões do país que já tenham implementado o Regime.  A nova versão da proposta foi regulamentada pelo governo estadual em edição extra do Diário Oficial da União, em abril. O decreto tem como objetivo reequilibrar as finanças do Estado, dando suporte para que o Poder Executivo volte ao programa de socorro financeiro. 

Para o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, o Regime de Recuperação Fiscal deve receber um olhar atencioso das entidades representativas dos servidores. "A culpa da crise econômica acaba sempre sobrando para o funcionalismo público e são nossas categorias que pagam o preço de todo o arrocho financeiro. Por isso, não podemos aceitar que determinados decretos sejam impostos sem debates entre os servidores", critica.

A privatização da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) também debatida nesta segunda-feira. Leiria destacou a necessidade de indagar o governador Eduardo Leite a respeito dos passivos previdenciários, caso estejam sendo computados dentro do déficit. A partir disso, o colegiado deve verificar se, no processo de privatização, o Estado assumiria esse passivo e seria incorporado no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Também foram levantadas críticas ao formato do novo modelo de Proposta de Emenda à Constituição (PEC 32). A Reforma Administrativa modifica a organização da administração pública direta e indireta de todos os poderes da União. As principais medidas envolvem a remuneração, contratação e demissão de pessoal, que serão aplicadas somente para aqueles que ingressarem no setor público após a aprovação das alterações, mas com reflexos maléficos aos atuais servidores.

 

Informações Adicionais