Servidores públicos candidatos à Câmara Municipal de Porto Alegre expõem suas propostas em reunião da União Gaúcha

Nesta segunda-feira (26/10), os conselheiros da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública conheceram as propostas de três candidatos a vereador de Porto Alegre: Luciano Zini (PDT), Paulo Klein (PSD) e Adriana Collares (PSOL). Os convidados, que são funcionários públicos do Estado, tiveram à disposição um espaço aberto para expor ideias e percepções sobre o município e o serviço público. Segundo o presidente da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ), Paulo Olympio, essa sabatina é crucial para conhecer as principais plataformas de campanha dos candidatos. “Nesta eleição, Porto Alegre possui 846 candidatos a vereador e entre tantas opções é necessário conhecer os representantes que defendem o serviço público”, destacou.

O engenheiro químico Luciano Zini é servidor na Secretaria Estadual de Saúde do Estado e um defensor assíduo do direito à água tratada e encanada. Natural de Canela (RS), o candidato dedica-se desde 2015 à pesquisa científica na área de contaminação da água para consumo humano e impactos para a saúde. Além disso, o servidor também mantém uma trajetória ativa na luta em prol do funcionalismo, participando de manifestações e greves em busca de direito trabalhistas. “O servidor público é desvalorizado e a aposentadoria não condiz com os anos dedicados ao trabalho no Estado. É um absurdo a taxação dos servidores aposentados”, ponderou. 

O procurador Paulo Klein é outro candidato na lista de servidores que concorrem ao pleito na capital. O advogado atua há 23 anos no funcionalismo público e participa ativamente da Associação dos Procuradores do Rio Grande do Sul (Apergs). Para Klein, a privatização do DMAE é um dos pontos preocupantes que Porto Alegre enfrenta no momento. “Estou me candidatando para defender a carreira dos servidores públicos, quero fazer um contraponto a esse desmonte”, afirmou.

A última convidada desta semana foi a servidora pública Adriana Collares, que atua na Secretaria de Agricultura do Estado. A candidata, que é filha do ex-governador Alceu Collares, tem a educação como uma das suas principais bandeiras. Outro ponto defendido pela servidora é a construção de uma cidade segura para mulheres e crianças. “Queremos transformar Porto Alegre em um município para todos”, ressaltou.

Informações Adicionais