União Gaúcha debate RS-PREV

O assunto mais discutido na reunião da União Gaúcha (UG) desta segunda-feira (26), na sede da Ajuris, foram questões previdenciárias, principalmente o regime de previdência complementar. O colegiado teve a visita do sr. Roger Odillo Klafke, Diretor de Seguridade do RS Prev, que é uma fundação responsável pela gestão do regime de previdência complementar dos servidores públicos estaduais. Essa fundação foi instituída a partir da implantação do regime, e pretende contemplar a parte que excede o teto do regime próprio para aqueles servidores que optarem. Em sua fala, Klafke relatou que o maior desafio é conscientizar as pessoas sobre o regime de previdência complementar. “Não é uma coisa nova. O que chama atenção é a desinformação da população. É preciso conhecer e entender para conseguir uma complementação", ponderou o diretor.

Klafke informou, ainda, que a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul desenvolveu uma ferramenta para auxiliar os servidores públicos na simulação de alternativas para sua aposentadoria complementar, considerando as regras previdenciárias vigentes. Sobre a migração, o dirigente afirmou que a decisão é de cada um. Não se pode dizer precisamente se vale a pena ou não, pois depende do tempo de contribuição de cada servidor e mais vários fatores individuais. “A aposentadoria de cada um, reflete como foi a sua carreira", concluiu. 

O vice-presidente da ASJ, Luís Fernando Alves da Silva, e o tesoureiro geral, Paulo Chiamenti estiveram presentes no encontro. 

Informações Adicionais