Nova composição do Conselho de Administração do IPE-Prev realiza primeira reunião

A nova composição do Conselho de Administração do Ipe-Prev realizou sua primeira reunião na última quarta-feira (17/7), ratificando o esforço dos seus integrantes em fazer da instituição uma garantidora dos previdenciários dos servidores públicos. Na pauta, estiveram itens como eleição da presidência e da vice-presidência da mesa, novo regimento, próximas reuniões e outros assuntos gerais.

O primeiro ato foi a transmissão da presidência da mesa do Conselho pelo vice-presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ), Luis Fernando Alves da Silva, para o desembargador Antônio Vinícius Amaro da Silveira, que assumiu a função interinamente até a eleição interna marcada para o próximo dia 31. “Estou aqui com intuito de colaborar. Minha bandeira é a bandeira do IPE”, afirmou Silveira.

Um grupo de trabalho foi escolhido para elencar os pontos que precisam ser modificados no regimento do Conselho e deve se basear pelo documento adotado pela gestão anterior. Segundo a conselheira representante da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Claudia Kremer, que encabeçará o trabalho, o IPE tem, a partir de agora, a oportunidade de se especializar, já que não conta mais com carteira habitacional, e, em breve não contará mais com pecúlio.  “Vai ficar só a saúde e a previdência”, disse.

Na ocasião, o vice-presidente do CEAPE-Sindicato, Filipe Leiria, que, juntamente com Luís Fernando Alves da Silva, representa a União Gaúcha no Conselho, ressaltou que o grupo terá uma dura disputa pela frente. “O IPE sempre foi usado como financiador de orçamento fiscal. A PEC 06/19 limita a possibilidade deste mecanismo”, pontuou, lembrando que temas de enfrentamento surgirão, como déficit previdenciário e problemas de gestão.

Também foram distribuídos dois processos para apreciação. Um deles trata da avaliação atuarial com base em 31/12/18, cuja relatoria ficou com Filipe Leiria.  O outro é o relatório de gestão da diretoria executiva do IPE-Prev - ano 2018 , cuja relatoria ficou a cargo do conselheiro Humberto Canuso.

 

Informações Adicionais