Abraço ao IPERGS marca protesto em frente à entidade

 

Um abraço coletivo no IPERGS (Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul), realizado por servidores públicos do Estado, marcou um protesto, nesta quarta-feira (24), em frente ao prédio do Instituto, em Porto Alegre. O ato, organizado pelo Movimento Unificado dos Servidores do RS (MUS) e pelo Centro dos Professores do Estado do RS (CPERS/Sindicato), contou com a presença de vários manifestantes e de entidades, entre elas a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG), da qual a Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ) faz parte.

Com o objetivo de valorizar o IPERGS e de mostrar à sociedade e ao governo que o sistema precisa de melhorias para funcionar corretamente, foram distribuídos panfletos e adesivos durante o ato público. O presidente da ASJ e diretor nacional da Pública Central do Servidor, Paulo Olympio, compareceu ao movimento. "Lamentavelmente, o governo passado começou esse processo de reestruturação e não concluiu. Esse novo governo assumiu e não está implementando o trabalho”, criticou. Olympio ainda salientou que a divisão da autarquia ainda não alcançou o objetivo de melhorar o atendimento. "O IPE é uma autarquia dividida em duas incompletas estruturas e com precariedade na prestação de serviços em todos os seus lugares, com reflexos na população”, destaca.

O vice-presidente da ASJ e presidente do Conselho Deliberativo do IPE Prev, Luís Fernando Alves da Silva, lembra que a instituição deve defender o servidor e sua família. "Esse é o grande mote do Instituto de Previdência do Estado: a defesa do servidor e da sua família através da solidariedade, através do mutualismo” afirma. Ele também questionou onde está o retorno da contribuição previdenciária e quais os motivos de os servidores estarem levando grande parte da culpa do déficit da Previdência no discurso do governo. Aproveitando, Luiz Fernando exigiu que os Conselhos do IPERGS sejam nomeados.

Um documento apresentando as dificuldades do Instituto e solicitando soluções concretas foi entregue pelo CPERS/Sindicato, com o apoio do MUS, da Pública, do Sindicaixa e da UG, ao diretor-presidente interino do IPE Saúde, Paulo Ricardo Gnoatto. A secretária-geral da ASJ, Dione Vargas Burlamarque, e o tesoureiro-geral, Paulo Chiamenti, também acompanharam o abraço coletivo e a entrega do ofício ao Gnoatto.

 

 

Texto e fotos: Audrey Erichsen 

 

Informações Adicionais