Jairo Jorge reúne-se com servidores do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas

As entidades classistas ligadas ao Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas receberam, nesta terça-feira (24/7), a visita do pré-candidato do PDT ao governo do Estado, Jairo Jorge. O encontro aconteceu na Sede Administrativa da Associação dos Oficiais de Justiça do RS (Abojeris). O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, a 2ª vice-presidente da ASJ, Dione Burlamarque, e o secretário-geral da associação, Paulo Chiamenti, participaram da reunião. 

O pré-candidato compartilhou com as categorias suas principais propostas para o futuro do Estado. Jorge explicou que os recentes governos do RS focaram em quatro pilares para resolver a crise: aumento de impostos; privatização; caixa único; e depósitos judiciais. Segundo ele, nenhum desses pilares pode efetivamente resolver o problema do Estado, para isso é necessário ideias inovadoras. 

Entre as propostas apresentadas, o pedetista falou sobre a importância da desburocratização e da redução da carga tributária. Jorge contou que, quando foi prefeito de Canoas por duas gestões (2009 à 2014), diminuiu a alíquota do ICMS, o que acabou aumentando a arrecadação do município. “Devemos ter um pé no tradicional e um pé na inovação”, disse. 

Em relação ao funcionalismo público, o pré-candidato desaprovou a postura de alguns políticos que colocam a culpa da crise em cima dos servidores. Segundo Jorge, é crucial ter diálogo e respeito com os funcionários do Estado. “O servidor público não é o problema”, enfatizou. O pedetista assumiu o compromisso que, se eleito, irá montar uma mesa de diálogo com representantes de todas as categorias para tratar de temas relevantes ao funcionalismo.

Para a diretoria da ASJ, os encontros com os pré-candidatos são essenciais para fortalecer a democracia do país. “Chegou o momento de conhecermos quem são os candidatos das eleições de 2018 e de construirmos o nosso voto consciente. Cada cidadão tem o compromisso de avaliar os candidatos antes de depositar seu voto na urna”, disse Olympio. 

Texto e Foto: Letícia Breda

Informações Adicionais