Mobilização é necessária para evitar novos desgastes do governo na AL

 O governo do Estado vem tentando, desde outubro de 2017, barrar os Projetos de Leis (PLs) de reposição salarial do Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública. As manobras políticas têm como objetivo obstruir a possível votação e aprovação dos projetos que reivindicam a recomposição salarial de 5,58% para os servidores. Segundo o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, a reposição refere-se às perdas inflacionárias que as categorias sofreram no ano de 2015. 

Nesta terça-feira (26/6), na Reunião de Líderes realizada na Assembleia Legislativa (AL), a base governista conseguiu novamente as três bancadas necessárias para barrar o acordo para publicação dos PLs no Diário Oficial da Casa. Após publicados, os projetos necessitam de outro acordo entre os líderes para entrarem na Ordem do Dia do Plenário. As bancadas que votaram com o governo estadual foram MDB, PP e PR. 

Com esse resultado, os projetos seguem na mesa de líderes e devem ser rediscutidos na próxima terça-feira (3/7). Segundo as entidades, é crucial que as categorias se unam na próxima terça-feira e pressionem os deputados para que os projetos conquistem o acordo antes do recesso parlamentar. “Querem nos desgastar, mas não vamos desistir de lutar pelos nossos direitos”, disse Olympio nos corredores da AL.

 

Texto e Foto: Letícia Breda

Informações Adicionais