Atração especial no encerramento do Sarau do Solar


Para fechar com chave de ouro as atividades de 2016, o Sarau do Solar irá receber o grupo musical Tambo do Bando, no dia 7 de dezembro, às 19h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Formado por Beto Bollo (voz e violão), Carlos Cachoeira (voz e violão), Marcelo Lehmann (voz e piano), Texo Cabral (voz, harmônica e flauta) e Vinicius Brum (voz e violão), o Tambo do Bando apresenta uma música regional diferenciada, “com o pé no galpão e a cabeça na galáxia”, como como definiu o jornalista, escritor e letrista Luiz Sérgio Metz (Jacaré). O espetáculo tem entrada franca.

As músicas não falam de um passado fantasioso de um tipo social ideal montado a cavalo, chamado gaúcho, e sem ligações práticas com o dia a dia dos ouvintes, mas abordam a história do Brasil e do mundo; emoção, estranhamentos e conflitos sociais e humanos.

Voltado ao gênero regional, com dois discos gravados, Ingênuos Malditos (1990) e Tambo do Bando (1992), o Tambo do Bando inovou a música do Rio Grande do Sul ao unir sonoridades e linguagens universais à temática nativista. Apresenta influências de importantes nomes e grupos do cenário musical gaúcho, brasileiro e internacional, que combinam vários gêneros e estilos, passando por Paulo Ruschell, Astor Piazzolla, Beatles, U2, Atahualpa Yupanqui, Mercedes Sosa, Aparício Silva Rillo e Vivaldi, fato que explicita o ecletismo característico do Tambo do Bando.

O Tambo do Bando foi o grande vencedor de vários festivais, entre eles o Festival Sul-Americano de Nativismo Musicanto, de Santa Rosa (1988). Conquistou mais de 50 troféus de Melhor Conjunto Vocal nos festivais em que participou. Sérgio Jacaré foi contemplado várias vezes como Melhor Letrista e recebeu o Prêmio Açorianos de Música, concedido pela Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, nesta categoria, em 1991.

 

FONTE:AGÊNCIA DE NOTÍCIAS ALRS

FOTO: (Créditos/Luiz Osellame/Sarau no Solar)

Informações Adicionais