Colegiado da União Gaúcha analisa PLs do IPE Saúde

A aprovação dos PLs 211 e 212 de 2017, votados na semana passada, foram pauta da reunião da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG) nesta segunda-feira (19/3). As matérias aprovadas redefinem as regras de estruturação para a criação do IPE Saúde. O objetivo do colegiado foi analisar as articulações da entidade no dia da votação. O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, o vice-presidente da ASJ, Luís Fernando Alves da Silva e o secretário-geral da associação, Paulo Chiamenti, participaram do encontro. 

Apesar das perdas que os projetos representam aos servidores, a UG acredita que articulou de forma correta em relação às emendas. Segundo o colegiado, a entidade conseguiu incluir em ambas as matérias elementos importantes para resguardar os segurados do IPE. “Perdemos muito, mas íamos perder tudo”, analisou Olympio. O presidente da ASJ ainda demonstrou sua preocupação em relação aprovações. “Os servidores sempre perdem nessas tratativas”, lamentou. 

Para Silva, que atualmente ocupa o cargo de presidente no Conselho Deliberativo do Instituto, a venda dos imóveis do IPE é uma das principais preocupações com a aprovação das propostas. “Um dos maiores problemas que tivemos com esses projetos foi a transferência dos imóveis do IPE para o Estado”, afirmou. Silva também elogiou o trabalho realizado pelos conselheiros. “Restabelecemos emendas que estavam esquecidas”, finalizou. 

O presidente da União Gaúcha, Cláudio Martinewski (Ajuris), concluiu que a entidade foi bem-sucedida, uma vez que conseguiu incluir pontos cruciais das suas emendas no “emendão” apresentado pelo governo. “A adesão das nossas emendas nos projetos foi bastante significativa”, concluiu Martinewski. 

Ao final, os conselheiros deliberaram um estudo jurídico em relação aos textos dos projetos.

Diretor médico do IPE

A Associação dos Oficiais da Brigada Militar (ASOFBM) sugeriu o nome do capitão-médico Nazareno Fernandes como representante para ocupar o cargo de diretor médico do IPE Saúde. A indicação, da União Gaúcha, foi acolhida e as definições para o cargo devem ser acompanhadas pelo colegiado. 

Processo Eleitoral

Nesta segunda-feira (19/3), o colegiado da União Gaúcha também definiu a data para as eleições da nova diretoria da entidade. A escolha será realizada no dia 2 de maio de 2018, às 10h, na sede administrativa da Ajuris. O período de inscrição das chapas deve ser realizado entre 9 e 13 de abril. 

Além da eleição, no dia serão aprovados os balanços do Conselho Executivo e pareceres do Conselho Fiscal durante a gestão de 2017.

 

Texto e Foto: Letícia Breda

Informações Adicionais