Estreia de peça teatral sobre os Lanceiros Negros fez sucesso no DTG Morro da Tapera

Mais de 60 pessoas, em sua maioria crianças, assistiram nesta sexta-feira (8/9), no DTG Morro da Tapera, no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre (RS), a apresentação de teatro Heróis do Silêncio: os Lanceiros Negros, uma iniciativa da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ). O projeto cultural estreou com público recorde, envolvendo dezenas de crianças da Obra Social Imaculado Coração de Maria (OSICOM), do bairro Passo das Pedras, e adultos que visitavam o acampamento.

Segundo o 1º vice-presidente da ASJ e capataz do piquete, Luís Fernando Alves da Silva, a proposta não é revisar a história mas sim apresentar algumas versões dos fatos. "Queremos aguçar o espírito crítico das crianças. Já é uma marca do DTG fazer algo que consiga levar um pouco da nossa história", comentou. As próximas apresentações estão agendadas para terça, quarta e quinta-feira (12, 13 e 14/9), às 9h30min e às 14h. Na sexta-feira (15/9), a peça teatral será às 15h.

Heróis do Silêncio: os Lanceiros Negros

A peça teatral foi desenvolvida pelo pela Entreteniarte Produções especialmente para o DTG Morro da Tapera. Durante 25 minutos, um grupo de três atores conta um pouco da história dos Lanceiros Negros e estimula o público a interagir. Além de responderem a questionamentos, as crianças foram convocadas a participar da apresentação interpretando personagens. O objetivo é faze-los vivenciar, de forma lúdica, a luta dos Lanceiros Negros pela sua liberdade. 

Texto e Foto: Bruna Karpinski

Informações Adicionais