DTG Morro da Tapera despede-se do Acampamento Farroupilha 2016

Depois muitos festejos no Parque Harmonia é chegada a hora de desmontar o rancho. O DTG Morro da Tapera esteve aberto ao público e associados da ASJ durante mais de duas semanas, e o número de pessoas que visitaram o recinto foi grande. Por meio do projeto cultural “Roda da Carreta – uma história de força da guerra à cozinha”, o piquete sediou oficinas que oportunizaram aos visitantes conhecer símbolos que contribuíram para construção histórica do Estado. O objetivo do trabalho foi apresentar aos visitantes do Acampamento a importância e as diversas funcionalidades que teve a Carreta na história do Rio Grande do Sul.

Pensando na relação que se estabelece entre o símbolo roda de carreta e prato típico da gastronomia gaúcha, que por sinal leva o mesmo nome, “roda de carreta”, a cozinha do Galpão ofereceu oficinas para que os visitantes colocassem a mão na massa. De maneira simples em sua preparação, o pãozinho frito que servia de alimento aos tropeiros e aos homens que trabalhavam na lida do campo foi apresentado e confeccionado pelos próprios visitantes.

Através do Projeto Ciranda Escolar, crianças e adolescentes das escolas da capital e região metropolitana se divertiram e aprenderam a história da Roda de Carreta.  E quem visitou o Sul durante os Festejos Farroupilhas também desfrutou da oportunidade de provar e aprovar a receita, através do projeto Turismo de Galpão. NO DTG Morro da Tapera, os turistas estrangeiros conheceram mais a fundo quem realmente é o gaúcho e a trajetória do Rio Grande do Sul.

A dobradinha Roda de Carreta (veículo e o prato típico) fez sucesso pelo Acampamento, chamando a atenção não só dos visitantes como também da mídia local. Veículos de comunicação da imprensa gaúcha, como jornal Correio do Povo, Rádio Gaúcha, TV Bandeirantes, TVE, jornal Zero Hora, repercutiram as atividades que foram realizadas no piquete.

Mas o piquete não recebeu apenas turistas, quem é parte da casa também aproveitou o espaço. Sócios e suas famílias aproveitaram os dias ensolarados no Parque Harmonia, para confraternizar e celebrar a data a declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul.

Eleito o piquete número um do Acampamento Farroupilha na edição da Copa do Mundo 2014, o DTG Morro da Tapera conta com o zelo da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ), que neste ano completou 20 anos de Parque Harmonia. E com a certeza de ter realizado um trabalho bem feito nessas duas décadas, a ASJ agradece a todos os colaboradores que neste ano, através da sua força de trabalho e acolhida, foram responsáveis pelo desenvolvimento das atividades, bem como, na recepção dos visitantes, fazendo com que os mesmos se sentissem em casa.

Muito obrigado a todos e 2017 que nos aguarde. Até lá, tchê!

Informações Adicionais