Crianças confecionam suas rodas de carreta

O tempo nebuloso desta terça-feira (13/09) não espantou os gaúchos mirins. Vindos de Canoas, os alunos da Escola Municipal David Canabarro foram recebidos no DTG Morro da Tapera para conhecer e produzir as pequenas e deliciosas rodas de carreta.

Animados com a ideia de prepararem suas próprias Rodas de Carreta, os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental se mostraram atentos à história contada pela diretora da ASJ Marisa Comin. Após, as crianças receberam o passo a passo de como preparar a receita do quitute. Com as luvas nas mãos, chega a hora de pôr a mão na massa. Entusiasmados, os jovens mirins sovaram as massas e com o auxílio de palitos a decoraram de forma a representar os raios da roda de carreta.

Depois da atividade, chegou a hora do lanche. Os alunos puderam saborear as pequenas rodinhas. A professora da escola Tatiana de Vargas ficou surpresa com a oficina realizada no Piquete do DTG Morro da Tapera. “Quando nós viemos para cá, a ideia que nós tínhamos era que os alunos iriam fazer a roda como uma espécie de artesanato, e quando chegamos aqui foi diferente. Os alunos interagiram muito. Super interessante a ideia", destacou.

A ação desenvolvida pela ASJ integra o projeto "Roda de Carreta - uma história de força da guerra à cozinha", que busca apresentar aos mais jovens o importante símbolo da história gaúcha (a carreta) e o tradicional prato da culinária (Roda de Carreta).

 

Texto e fotos: Valéria Possamai

 

Informações Adicionais