Assembleia Legislativa homenageia os 35 anos da Fessergs em Grande Expediente

Por iniciativa do deputado estadual Dr. Thiago Duarte (União), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul celebrou, nesta terça-feira, os 35 anos de atuação da Federação Sindical dos Servidores Públicos do Estado do RS (Fessergs). O Grande Expediente contou com a presença de representantes sindicais, servidores de diversas áreas e dos presidentes da entidade: o atual, Sérgio Arnoud, e o fundador, Paulo Olympio, atual presidente da associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ).

O parlamentar lembrou que a entidade, criada em 1990, consolidou-se como voz coletiva dos servidores estaduais, a partir do esforço de um grupo de trabalhadores que, diante de um cenário de greves e restrições legais, decidiu se organizar em torno da defesa de seus direitos. “Lutar por direitos não é ser contra ninguém, é ser a favor de todos”, defende o deputado que também é servidor do Instituto-Geral de Perícias. 

Dr. Thiago destacou o papel histórico da entidade na conquista da reestruturação das carreiras públicas, que beneficiou mais de 40 mil servidores. Também lembrou a atuação da Fessergs em momentos críticos, como a pandemia e as recentes enchentes no Estado, quando se manteve ao lado dos servidores e da população. O parlamentar ainda chamou a atenção para pautas pendentes, como “a situação dos extranumerários, cargos extintos e em extinção, cuja falta de transposição causou grandes distorções e prejudicou muitas famílias”.

O primeiro presidente da entidade foi lembrado pela sua atuação na fundação da Fessergrs. “Paulo Olympio e aqueles primeiros bravos abriram portas que estavam trancadas há décadas, enfrentaram o desafio de transformar o impossível em realidade. Porque, até a Constituição de 1988, sindicalizar-se era um sonho distante”, lembrou o deputado.

A sessão contou com apartes de apoio de parlamentares de diferentes partidos, como as deputadas Stela Farias (PT), Luciana Genro (PSOL), Delegada Nadine (PSDB), e os deputados Airton Artus (PDT) e Tiago Simon (MDB).

Também compuseram a mesa Cláudio Dessbesell, presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Sul (Sindppen); Márcia Elisa Trindade, secretária-geral da Fessergs e presidente do Fórum Permanente de Defesa do IPE Saúde; Ângela Maria de Quadros, presidente do Sindicato dos Servidores Civis da Brigada Militar; e Antônio Roma, vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

Para acompanhar a sessão solene, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=1VVK6pAmYxY

Foto: Fernando Gomes ALRS

 

Fotos: Victor Franciscatto

 

Informações Adicionais