Comando de Mobilização dos Servidores Públicos define estratégias em defesa do IPE Saúde e dos reajustes salariais

O Comando de Mobilização dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul reuniu representantes de cerca de 20 entidades estaduais, na quinta-feira (11/05), para definir as estratégias de atuação em defesa do IPE Saúde como um sistema público, solidário e de qualidade. Entre as definições está a organização de uma Assembleia Geral Unificada para a qual serão convidadas todas as categorias de servidores do Estado. 

O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ), Paulo Olympio, destaca que, entre os encaminhamentos, também ficou acordada a realização de uma campanha de mídia unificada para dar visibilidade às pautas defendidas pelos servidores. “O momento é de mobilização geral dos servidores na luta pela defesa dos seus direitos, em especial a concessão de revisão geral e anual dos salários, a recuperação do IPE-Saúde e o bloqueio ao seu sucateamento”, reforça o dirigente.

O  Comando deliberou ainda a realização de plenárias em todo o estado sobre a reforma do IPE Saúde e pela mobilização dos servidores na revisão geral anual de salários, uma vez que o arrocho imposto ao funcionalismo já ultrapassa 60% apenas nos últimos nove anos e impacta diretamente as receitas do Instituto.

O governo do estado tem trabalhado para enviar à Assembleia Legislativa uma proposta que inclui a ampliação da alíquota dos titulares de 3,1%, para 3,6%; faz a inclusão da cobrança dos dependentes e propõem o aumento de 40% a 50% nos valores da coparticipação em exames e consultas. 

*Com informações de CPERS. 

Fotos: Maí Yandara/ CPERS Sindicato

 

Informações Adicionais