Lula recebe a faixa presidencial das mãos do povo

Um menino de 10 anos, filho de uma assistente social, uma catadora de lixo que é mãe de 7 filhos, um importante líder indígena defensor da Amazônia e dos seus povos, um jovem metalúrgico, um professor de Letras, uma cozinheira paranaense, um jovem que é referência na luta anticapacitista e um artesão que se manteve em vigília durante 580 dias em Curitiba durante o período em que Lula esteve preso. Esses foram os representantes brasileiros que entregaram a faixa presidencial ao já empossado, Luiz Inácio Lula da Silva, novo presidente da República Federativa do Brasil. 

E os nomes desses honrados representantes do povo? 

Simplesmente Francisco, Aline, Cacique Raoni, Wesley, Murilo, Jucimara, Ivan e Flávio, foram os que cumpriram um protocolo que tradicionalmente é realizado pelo mandatário antecessor, o que acabou se tornando o ponto alto da posse, confirmando-se assim a representatividade tão defendida por Lula. 

Esse 1° de janeiro de 2023 entra para a história com a volta ao poder de um brasileiro que se tornou um ícone para os mais pobres e que conseguiu através do voto popular mais um mandato para dirigir o país.  Lula aceitou esse desafio e governará o Brasil até 2026. 

Nesse dia tão emblemático a Pública Central do Servidor e demais Centrais representativas dos trabalhadores brasileiros, reforçada por entidades sindicais, associações, estudantes, lideranças civis e o povo que veio de várias partes do país, se emocionaram e manifestaram um grito que se manteve preso na garganta nos últimos seis anos, o “Lula Novamente Lá”. 

O Vice-presidente da Pública, Hugo René, representou o presidente José Gozze e reforçou sobre o papel de relevância da Central que representa os servidores públicos nos âmbitos federal, estadual e municipal dizendo-se honrado de estar presente num momento tão ímpar da história do Brasil. Confira o relato aqui.

Foi um festival de bandeiras das entidades representativas dos servidores públicos de vários Estados da Federação. As filiadas, unidas à Pública, marcaram presença significativa nesse grande evento que trouxe Lula de volta ao poder para exercer o seu terceiro mandato como Presidente da República Federativa do Brasil.

Essa foi também uma festa de cores das entidades: Fespesp, Assetj, Sindilegis-ES, Sind MP, Aspal-Sindap, Sindicontas-PR, Capesp, Sindipúblicos, Sindafep, Febrafisco e AASPTJ. Motivação não faltou para um dia histórico que vai se estender com vários shows para o público presente. Além do Vice-presidente da Pública, Hugo René, esteve presente o Secretário Geral da Febrafisco, Unadir Gonçalves Júnior.

O maior compromisso do presidente Lula ele expressa com a emoção de quem venceu uma eleição que um dia poderia ser considerada improvável – “Minha mais importante missão será honrar a confiança recebida e corresponder às esperanças de um povo sofrido, que jamais perdeu a fé no futuro nem em sua capacidade de superar os desafios. Com a força do povo e as bênçãos de Deus, haveremos der reconstruir este país.”

Matéria: MCZ/Pública Central do Servidor
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Informações Adicionais