Concurso Master Tchê encerra com receita de cuca ensinada há gerações

O terceiro dia do concurso cultural Master Tchê foi marcado por uma receita que carrega muita história. O aluno Thiago Monção, do 4º ano da E.M.E.F Décio Martins Costa, de Porto Alegre (RS), foi para o piquete do DTG Morro da Tapera, no Acampamento Farroupilha, preparar uma cuca de laranja que vem sendo feita pela família desde a sua bisavó. A receita foi adaptada para que o bisneto pudesse prepará-la sozinho.

O doce foi degustado por uma comissão técnica e avaliado de acordo com os critérios Sabor, Apresentação e Embasamento Cultural. Thiago ficou muito feliz pela oportunidade de trazer a receita para o concurso e garantiu que vai preparar a cuca mais vezes em casa. Para a professora Maria Luciana Nazario, que acompanhou o pequeno confeiteiro, a palavra que define a sua participação no projeto é orgulho. “Eu sou muito entusiasta da cultura gaúcha e fico feliz quando consigo plantar essa semente em um solo fértil. Independente do resultado, já me sinto orgulhosa”, comenta.

A E.M.E.F Décio Martins Costa foi a última escola a prestar a prova final do concurso Master Tchê. Quem abriu os trabalhos na segunda-feira (12) foi a E.E.E.M Professor Américo Braga, de Eldorado do Sul (RS), com um arroz de carreteiro. Depois, foi a vez da E.E.E.F Coelho Neto, também de Porto Alegre (RS), que preparou uma polenta e a serviu em três sabores diferentes. A equipe vencedora será anunciada nesta quinta-feira (15) por meio de uma transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da ASJ.

Foto: Pedro Hameister

Informações Adicionais