Cartilha conta história de receitas gaúchas

O DTG Morro da Tapera, ligado à Associação de Servidores de Justiça do RS (ASJ), fará o lançamento da cartilha oficial do projeto Tradição à Mesa durante o Acampamento Farroupilha 2022. A iniciativa tem como objetivo abordar as raízes gaúchas e a formação do “ser gaúcho” pela ótica da sua culinária. A publicação traz oito receitas e suas respectivas histórias. “Ao relatar a origem desses pratos que temos como nossos, mostramos toda a diversidade na formação cultural do povo gaúcho”, frisou o patrão do DTG Morro da Tapera e presidente da ASJ, Paulo Olympio. 

Anualmente, a ASJ e o DTG Morro da Tapera realizam uma programação cultural para aprofundar aspectos da história e da tradição gaúcha para crianças e adolescentes. Neste ano, o projeto está alinhado com o tema "Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, lançado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Como parte da programação, o projeto traz o concurso cultural Master Tchê, que terá sua etapa final realizada no Acampamento Farroupilha nos dias 12, 13 e 14 de setembro. Três escolas da rede pública da Região Metropolitana foram selecionadas para apresentar, no piquete do DTG Morro da Tapera, pratos que são considerados típicos da culinária gaúcha, mas tiveram suas origens em outras nações e culturas.

Para ler a cartilha, acesse aqui.

Foto: Carolina Jardine

Informações Adicionais