União Gaúcha articula atuação legislativa em semana decisiva para o funcionalismo

Com expressiva presença de representantes no colegiado, os dois candidatos da União Gaúcha em Defesa Da Previdência Social e Pública (UG) para assumir a diretoria de investimentos do IPE-Prev, Guilherme Pinto de Lima e Eduardo Leal, presidente da Asegergs, realizaram sua apresentação pessoal e profissional aos demais integrantes da entidade durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (27/01). O presidente da UG, Cláudio Martinewski, pautou a votação para a próxima semana.

O segundo item debatido foi a atuação legislativa em face dos PLCs e PEC 285/19, correspondentes ao pacote de medidas do governador do RS, Eduardo Leite. Toda a articulação para o enfrentamento do pacote foi discutida ponto a ponto. A votação de convocação extraordinária acontecerá ainda nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa. 

Na oportunidade, a vice-presidente da UG, Juliana Lavigne,  explicou que algumas alterações foram atendidas, apesar de não ter sido o texto original da emenda. Explicou ainda, sobre as alterações nas emendas feitas pelo grupo de trabalho da UG, após as reuniões com o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e com o deputado e líder de governo, Frederico Antunes (PP). "Este momento político com o governo vai ser delicado", afirmou Juliana.

A reunião com o secretário da Fazenda, Marco Aurélio Santos Cardoso, em relação a PEC 285, onde foi apresentada a emenda do déficit autorial, entre outros motivos, serviu para informar que a secretaria da Fazenda declarou o não conhecimento da emenda. Cardoso se comprometeu em comparecer à UG nas primeiras semanas de fevereiro. 

A presidente da Ajuris, Vera Lúcia Deboni, sugeriu atenção ao quórum hoje (27/01) à tarde. E disse, ainda, que prosseguirá a articulação nos gabinetes dos parlamentares na AL. 

O presidente da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ), Paulo Olympio, e o tesoureiro geral, Paulo Chiamenti, integraram a mesa de debates.

Crédito: Bruna Oliveira

Informações Adicionais