Escola Décio Martins Costa vence Festival de Dança

A Escola Municipal Décio Martins Costa, do bairro Sarandi, de Porto Alegre (RS), venceu o Festival de Dança O Laçador, promovido pelo DTG Morro da Tapera, da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ) para o Festejos Farroupilhas 2019, no Parque da Harmonia. Depois de uma final definida no detalhe, a escola somou 196,10 pontos e ganhou troféu e uma viagem para a cidade histórica de Rio Pardo (RS). A segunda colocada na disputa foi a Escola Municipal Antônio José de Fraga, de Portão (RS), que somou 194,55 pontos. Em terceiro, ficou a Escola Estadual Coelho Neto, de Porto Alegre (RS) com 191,10 pontos. Segundo o coordenador do projeto e vice-presidente da ASJ, Luís Fernando Alves da Silva, o grande vitorioso foi o Rio Grande. “É cultivando a tradição nessas crianças que plantamos uma semente que não tem preço, transcende um projeto cultural, ganha alma e faz chorar”, disse em um momento marcado por grande emoção. O patrão do DTG, Paulo Olympio, enalteceu a tradição dos projetos culturais desenvolvidos pela associação todos os anos. “É parte do nosso compromisso com as novas gerações e com a inclusão dos jovens na cultura gaúcha”.

A escolha da escola vitoriosa foi feita pelo somatório de notas definidas na etapa classificatória, incluindo prova de conhecimentos sobre a vida e obra de Paixão Côrtes e disputa de dança. A final, realizada na tarde desta quinta-feira (19/09), acrescentou a terceira e última nota. A professora Maria Luciana Gil Nazário, que conduziu as crianças da Décio Martins Costa ao Acampamento Farroupilha, disse que a vitória transcende o valor material do prêmio oferecido. “A gente já se sentia vitorioso só por ter vindo aqui no DTG na primeira vez. Tem um ‘valor valoroso’ porque permite a essas crianças conhecer uma realidade que não é a delas. Leva para eles o mais importante: as nossas raízes”.

Para o jovem Leonardo Gonçalves Miranda, de 14 anos e estudante do 8º ano, a vitória veio pela interpretação e expressão facial da dupla que tomou conta do piquete com suas voltas e meia. “A gente tinha isso muito bem trabalhado”, confidenciou o peão, que, ao lado da irmã Alana Gonçalves Rodrigues, 10 anos, apresentou número de Tatu com Volta no Meio. A dupla aprendeu a dançar no DTG Campeiros do Sul, de Alvorada (RS), e ensaiou pesado para a competição do Harmonia. “Gostei muito”, resumiu a econômica prendinha que, tímida, comemorava com as amigas a conquista no Acampamento Farroupilha de 2019.  

Foto: Carolina Jardine

Informações Adicionais