União Gaúcha avalia novas estratégias de combate à Reforma da Previdência

Com a aprovação da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados em primeiro turno, a reunião da União Gaúcha desta segunda-feira (15/7) teve como tema principal a atuação dos servidores frente a esta nova realidade. O grupo levantou a necessidade de aumentar a pressão sobre os deputados, que ainda votarão a PEC 06/19 em segundo turno após o recesso parlamentar, e começou a traçar nova estratégia de enfrentamento à proposta do Executivo.

Uma das definições é que as estratégias serão executadas mediante a união de forças e esforços de todas as entidades representativas dos servidores públicos estaduais. Entre as ações, destaca-se a realização de seminário, ainda neste mês, entre as entidades, para estudar os impactos práticos da matéria aprovada na vida da população. Também serão realizadas novas visitas pessoais dos membros das comissões a deputados federais. De acordo com o presidente da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ), Paulo Olympio, o enfrentamento terá de ser muito mais árduo. “Temos que pensar em como reverter isso”, disse. Ele, que esteve acompanhado do tesoureiro geral Paulo Chiamenti. 

Também foi abordada a possibilidade de levar à Câmara uma proposta de PEC paralela, instrumento já conhecido e utilizado na reforma previdenciária realizada em 2003. A PEC paralela foi promulgada em 2005, se transformando na emenda constitucional 47, que entre outros pontos, garantiu a integralidade e paridade para servidores ainda na ativa e instituiu regras de transição. 

Créditos: Bruna Oliveira

Informações Adicionais