Mais auditores e cuidados preventivos são metas do novo indicado da UG ao IPE-Saúde

 

O novo indicado da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG) para o cargo de diretor de Provimento de Saúde do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS) é o médico Jairo Constante Bitencourt Othero. Na reunião desta segunda-feira (19), o colegiado conheceu suas propostas para o IPE-Saúde.

Othero destacou que o sistema enfrenta dificuldades atualmente, tais como o tempo curto que algumas ordens judiciais impõem e acesso a medicamentos, também determinado via ordens judiciais, que nem sempre estão ao alcance do IPE, pois necessitam de tempo para serem formulados. O médico evidenciou que o objetivo do sistema é garantir assistência e medicamentos a todos os usuários, mas que é preciso tempo para aperfeiçoar e para atingir os objetivos citados.

“Quando pagamos mal os médicos, temos maus médicos” afirmou Othero, ressaltando que é necessário aumentar o número de auditores para melhorar a qualidade dos atendimentos. A prevenção como meio de evitar o surgimento e o contágio de doenças também foi destacada por Othero, juntamente com a relação entre prevenção e gastos com exames médicos, pois, com uma refinada prevenção, não há necessidade de exames complexos.

Os desafios para a próxima gestão do IPE-Saúde, segundo Othero, são a comunicação e a segurança assistencial. No tocante à comunicação, defendeu que os usuários precisam saber o que está sendo feito pelo sistema e precisam, também, de um meio aberto para diálogo entre entidade e beneficiário. Quanto à segurança assistencial, declarou que “o usuário tem que ser participante de um plano saudável”, tendo à sua disposição médicos capacitados.

Othero elogiou o trabalho da UG porque a entidade representa um grande número de usuários do IPE-Saúde e mencionou que o IPE, em parceria com o hospital da Brigada Militar, realizará uma palestra sobre câncer de pele, na qual também será possível consultar-se, e uma palestra sobre o livro A Arte de Ser Infeliz, do autor Nelio Tombini. Ambas as ações ocorrerão ainda em novembro.

O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, acompanhou a reunião com Othero juntamente com o vice-presidente, Luís Fernando Alves da Silva, e o tesoureiro Paulo Chiamenti.

 

Texto e foto: Audrey Erichsen

Informações Adicionais