ASJ concede título de Sócio Honorário ao desembargador Voltaire de Lima Moraes
- Detalhes
- Publicado em Terça, 15 Julho 2025 21:23
Em reconhecimento à sua trajetória no serviço público e contribuição à Justiça e à cidadania no Rio Grande do Sul por ocasião de sua aposentadoria, a Associação dos Servidores da Justiça (ASJ) concedeu o título de Sócio Honorário ao desembargador Voltaire de Lima Moraes. Na homenagem, que aconteceu nesta sexta-feira (11/07), o presidente da ASJ, Paulo Olympio, ressaltou a atuação decisiva do homenageado para que o plano de carreira dos servidores do Judiciário saísse do papel, demanda que se arrastava por décadas. “A liderança do desembargador Voltaire foi essencial para formar a comissão, ouvir as entidades e acompanhar todo o processo legislativo, até a aprovação da lei”, mesmo enfrentando momentos desafiadores como a pandemia da COVID-19 e o ciberataque que paralisou os sistemas do Judiciário gaúcho.
Natural de Cachoeira do Sul, Voltaire de Lima Moraes atuou como promotor de Justiça em diversas comarcas e foi Procurador-Geral de Justiça do Estado por dois mandatos. “A obra sempre será coletiva. É a soma de esforços, de pessoas diligentes, de pessoas dedicadas. É isso que faz a diferença”, disse emocionado. Com 40 anos de trabalho, Moraes ingressou no Judiciário gaúcho em 1997, chegando à presidência do Tribunal de Justiça no biênio 2020-2022. Também foi presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça do Brasil e ocupou cargos no Ministério Público e na Justiça Eleitoral. Autor de livros e artigos de referência no Direito, é reconhecido pelas contribuições acadêmicas ao longo da carreira.
O evento lotou o Auditório do Espaço Multi do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), em Porto Alegre (RS), com a presença de familiares, autoridades, servidores e colegas do homenageado. “As instituições são permanentes, e são feitas de pessoas”, destacou o presidente do TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto. “O Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul teve uma sorte muito grande quando o nosso querido desembargador Voltaire aceitou integrar os quadros da magistratura. Sua trajetória é marcada por uma dedicação máxima, plena, com sacrifício pessoal e compromisso institucional. E é nosso dever reconhecer publicamente esse compromisso”, afirmou.
Créditos: Eduardo Nichele/DICOM-TJRS