ASJ participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 07 Maio 2025 21:27
A ASJ marcou presença na 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em abril, em frente ao Teatro Nacional, em Brasília. O evento reuniu milhares de trabalhadoras e trabalhadores, que se mobilizaram para defender uma agenda unificada em prol do fortalecimento dos direitos trabalhistas, sindicais e sociais.
Representando a Pública Central do Servidor, juntamente com José Gozze e Wanderci Polaquini, Paulo Olympio destacou a importância da mobilização. "Viemos defender medidas concretas que garantam mais dignidade, proteção e valorização para quem vive do trabalho. A pauta é ampla, mas urgente. Precisamos de uma legislação que acompanhe as mudanças do mundo do trabalho e proteja quem produz a riqueza do país."
As diretrizes apresentadas na marcha incluem a valorização da negociação coletiva, a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, o combate à precarização, a igualdade de gênero, a inclusão social e a sustentabilidade. Também defendem a atualização da legislação frente às novas formas de trabalho, a retomada da valorização do salário mínimo e dos aposentados, além da ampliação dos serviços públicos, como saúde, educação e moradia.
Entre as prioridades de atuação no Legislativo para este ano estão a aprovação da redução progressiva da jornada para 40 horas semanais, com meta de alcançar 36 horas em até 10 anos, e o fim da escala 6x1. A pauta também contempla a reformulação da tabela do Imposto de Renda com isenção para quem ganha até R$ 5 mil, a regulamentação do crédito consignado e da aposentadoria especial para trabalhadores expostos a agentes nocivos, o reconhecimento da profissão de motorista autônomo de mobilidade urbana, a garantia da ultratividade das convenções coletivas, a reestruturação de carreiras no Executivo Federal e a regulamentação do uso da inteligência artificial no trabalho.
*Com informações de Pública Central do Servidor
Fotos: Pública / Divulgação