ASJ acompanha votação de projeto que altera IPE Saúde

Servidores públicos estaduais acompanharam durante esta terça-feira (20/6) a votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 259/2023. A proposta enviada à Assembleia pelo Governo do Estado inclui a ampliação da alíquota dos titulares de 3,1%, para 3,6% e inclui a cobrança dos dependentes no IPE Saúde. Além disso, promove o aumento de 40% a 50% nos valores da coparticipação em exames e consultas.

De acordo com o  presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ), Paulo Olympio, preocupa a situação de insegurança que as famílias dos servidores públicos devem enfrentar diante da aprovação do projeto. "O funcionário vai ter que reunir a família e decidir quem fica no plano, se tira os dependentes. Deixa de fora as crianças ou a esposa? Isso mostra o quanto o projeto é cruel ao criar este dilema entre as famílias”. 

O dirigente esteve acompanhado do tesoureiro-geral, Paulo Chiamentti, que reforçou a necessidade de revisão da remuneração dos servidores como fundamental para melhoria das alíquotas para a manutenção de um plano de saúde digno. 

A medida, que tramita em regime de urgência, estava prevista para ser votada na Assembleia Legislativa no início da tarde. No entanto, a apreciação só teve início após às 16h, em sessão extraordinária.

Foto: Roberta Kunt

Informações Adicionais