Novos governantes tomam posse neste domingo

Tomaram posse neste domingo (1º/1) os governantes eleitos para a gestão 2023/2026. Na Capital gaúcha, o governador Eduardo Leite (PSDB) foi empossado pela manhã juntamente com o seu vice Gabriel Souza (MDB). Em Brasília, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu com seu vice Geraldo Alckmin (PSB) a administração do governo federal em cerimônia realizada na parte da tarde. 

A condução aos cargos dos novos representantes é vista com a expectativa de cenários mais positivos para as lutas da Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ), principalmente por conta da tendência da abertura de espaços para a retomada de negociações e construção de pautas coletivas. Após a eleição, representantes da ASJ reuniram-se com o vice-governador, Gabriel Souza, e constataram haver por parte do político uma postura de disposição para o diálogo com a categoria. “Na ocasião, foi debatida a importância do retorno de uma direção paritária com a participação dos servidores na gestão do IPE Saúde”, relata Paulo Olympio, presidente da ASJ. O dirigente reforça que o reequilíbrio do Instituto será cobrado como prioridade do novo governo com o objetivo ainda de acabar com a politização na condução do órgão e com o atraso no recolhimento das contribuições patronais, que são de responsabilidade do Executivo Estadual. 

Outro desafio, conforme Olympio, é o de encontrar caminhos para a recomposição salarial da categoria frente ao Regime de Recuperação Fiscal que estabelece um teto de gastos, freando o crescimento das despesas. “De toda forma, estamos confiantes e a categoria precisa estar unida para fazer avançar este pleito. Para os servidores do judiciário, há necessidade de recuperação salarial, pois são anos sem reajuste. O projeto precisa ser votado pela Assembleia, onde a maioria dos deputados continua na base do governo. Além disso, os partidos de esquerda cresceram e confiamos no apoio que sempre prestaram às classes", relata o dirigente. 

Na esfera federal, a luta será pelo restabelecimento de direitos e conquistas dos trabalhadores, dos sindicatos e das associações que foram perdidos. Entidades de servidores já levaram à Equipe de Transição do presidente Lula diversas reivindicações e medidas a serem adotadas na nova gestão. Entre elas, a retirada da Reforma Administrativa contida na PEC 32/20; a concessão de reajuste de 27% para todas as categorias do serviço público a fim de recompor parte das perdas com a inflação; a revogação do Teto de Gastos e da Reforma da Previdência.

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Informações Adicionais