União Gaúcha debate Regime de Recuperação Fiscal e denúncias do IPE Saúde

A União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública realizou, na manhã desta segunda-feira (11/04), reunião ordinária com o intuito de debater as pautas de Regime de Recuperação Fiscal, as denúncias do IPE Saúde e o PL 6299/2002, mais conhecido como Pacote do Veneno. O encontro ocorreu de forma virtual pela plataforma Zoom e foi comandado pelo presidente da União, Filipe Costa Leiria. O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, e o tesoureiro da entidade Paulo Chiamenti acompanharam a reunião virtualmente. 

Quanto ao Regime de Recuperação Fiscal, foi esclarecido sobre o processo de contratação e também sobre o sigilo do plano até sua homologação, que está previsto para ocorrer até o final de maio. Ainda durante a reunião foi apresentada a campanha Esta Conta Está Paga, onde o objetivo é estimular o debate público sobre o sistema da dívida e sobre o prejuízo de adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal aos cidadãos gaúchos. 

As denúncias do IPE Saúde também foram pauta do encontro. Na ocasião, o presidente da União Gaúcha destacou os caminhos que já foram percorridos no sentido de alertar o governo, como audiência pública na Comissão do Meio Ambiente e Saúde Pública, reunião com o procurador-geral, Marcelo Lemos, além de encontro com o presidente do IPE Saúde, Bruno Jatene. “Temos clareza que de fato estamos diante de uma nova presidência do IPE Saúde, mais comprometida tecnicamente, se olharmos pelo lado da despesa e gestão. Alguns avanços podem ser anunciados, inclusive no próximo mês, em relação à ouvidoria do IPE Saúde”, reforçou Leiria. 

A conselheira do IPE Saúde Katia Moraes falou sobre o voto de confiança dado ao novo presidente, mas ressaltou que os servidores continuarão firmes em seus questionamentos e cobranças. “Estaremos acompanhando diariamente as ações e passos do novo presidente”, enfatizou a conselheira. 

Informações Adicionais