Frente Gaúcha em Defesa do Serviço Público busca apoio entre políticos

A Frente Gaúcha em Defesa do Serviço Público segue em busca de apoio dos parlamentares para garantir a presença do movimento nas discussões sobre a PECs 186/2019 e 32/2020. A proposta de 2019, apelidada de PEC Emergencial, prevê o retorno do pagamento do auxílio emergencial, mas não fixou seu valor, quantidade de parcelas e nem quem terá direito ao benefício. Por outro lado, a PEC 32 altera dispositivos sobre servidores públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer Poder da União, dos Estados e municípios. Lançada em 1º de março, a Frente Gaúcha reúne 40 entidades representativas do funcionalismo. 

Presente na reunião da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública desta segunda-feira (08/03), o deputado federal Heitor Schuch (PSB) manifestou apoio à criação da Frente e ao trabalho executado pelas entidades e servidores. “Sou contra o projeto da Reforma Administrativa. A culpa da crise não é dos servidores”, afirmou.

Além do parlamentar, a presidente do Sindicato dos Municipários de Estância Velha (Simev), Rosane da Silva Nascimento, garantiu que os servidores do município estão ao lado da Frente Gaúcha. Durante sua fala, a representante criticou a PEC 32/2020, afirmando que a proposta inviabiliza direitos conquistados pelos servidores públicos. “Vamos lutar contra esse plano para desestabilizar o serviço público”, ponderou. 

O presidente da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ), Paulo Olympio, pontua que a entidade está apoiando desde o início as manifestações da Frente Gaúcha e da União Gaúcha. Para o dirigente, o momento atual exige união e força entre os representantes sindicais no âmbito municipal, estadual e federal. “É necessário que estejamos organizados, pois somente assim teremos força suficiente para combater a quebra de direitos que vem sendo proposta pelo governo federal”, destacou.

Informações Adicionais