TJRS mantém posição sobre retorno do expediente presencial

Apesar da pressão feita pela Associação dos Servidores da Justiça (ASJ) e outras entidades representativas do Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça do Estado (TJRS) decidiu prosseguir com o mesmo planejamento para o retorno gradual das atividades presenciais. Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (16/7), a vice-presidente do TJRS, desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, reforçou que estão sendo tomadas medidas de prevenção e cuidados de higiene em todas as comarcas que já retornaram ao trabalho. Uma das medidas inclui a contratação de uma médica infectologista para acompanhar a saúde dos servidores.

A retomada gradual do órgão segue o Plano de Distanciamento Controlado do governo estadual. Ao todo, 75 comarcas que se encontram nas regiões de bandeira laranja e amarela tiveram suas atividades normalizadas na quarta-feira (15/7). As regiões de bandeira vermelha só podem reabrir o atendimento ao público com autorização prévia do Executivo. A Região Metropolitana de Porto Alegre segue sem prazo para o retorno.

Durante o encontro, o presidente da ASJ, Paulo Olympio, reforçou a posição contrária da entidade em relação ao retorno do expediente presencial. Segundo ele, o Rio Grande do Sul está vivendo uma fase delicada para o combate à pandemia, tendo em vista que os números de infectados estão em plena expansão. Por outro lado, dentre os servidores da justiça, a situação evoluiu de 11 confirmados, no dia 27 de junho, para 35 no último dia 15 de julho. “Ainda estamos vivendo uma situação que foge da normalidade, por isso, seguiremos buscando ações que protejam a vida e a saúde da nossa categoria e da população em geral”, afirmou Olympio.

Foto: Camila Domingues

Informações Adicionais