Servidores e prestadores de serviço debatem sobre o IPE-Saúde

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Estado realizou uma audiência pública na manhã desta quinta-feira (21/11) a fim de debater a prestação de serviços do IPE-Saúde, os atrasos em repasses e o fechamento de agências.  O encontro contou com a presença dos deputados Pepe Vargas (PT), Sebastião Melo (MDB), de líderes de federações e entidades da classe médica e hospitalar, bem como, membros de entidades dos servidores públicos, entre eles, representantes da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública do RS (UG) e do Cpers Sindicato. 

O vice-presidente da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ), Luís Fernando Alves da Silva, também esteve presente e proferiu sua fala dando ênfase no clamor dos servidores a respeito da falta de iniciativa do Governo em estruturar o instituto, do descaso quanto aos repasses de recursos e, principalmente, sobre a tentativa de retirar garantia constitucional de paridade na gestão.

Durante o encontro, o coordenador da audiência pública, deputado Pepe Vargas, reclamou da ausência do presidente do IPE-Saúde, Marcus Vinicius de Almeida, que não compareceu e tampouco enviou representantes. “Considero esta atitude do presidente, um desrespeito”, pontuou o deputado.

A reunião também serviu para ouvir os prestadores de serviços de saúde, suas sugestões e esclarecimentos.  Pepe Vargas abriu o espaço de fala aos membros da mesa. As opiniões foram unânimes entre os prestadores de serviços a respeito dos repasses atrasados e precários ao IPE-Saúde por parte do Estado. Também houve reclamação quanto à estrutura do instituto. ”Hoje as demandas de mais de um milhão de usuários são atendidas por 42 servidores, a maior parte deles cedidos de outros órgãos. Realmente é muito difícil dar condições de atendimento com uma precariedade desse porte”, afirmou o vice-presidente da ASJ.

Uma segunda audiência pública está programada para o dia 4 de dezembro, com o objetivo de discutir os aspectos relativos à gestão do IPE-Saúde. 

Texto e foto: Bruna Oliveira

Informações Adicionais