Ato cobra votação do Projeto da Recomposição

Ato público com o objetivo de cobrar a votação do Projeto de Lei (PL) 218/2017, o PL que trata da recomposição salarial dos servidores do Poder Judiciário, aconteceu na manhã desta terça-feira (2/7) na Praça da Matriz, em frente à Assembleia Legislativa (ALRS). O ato teve a participação de diversas associações e sindicatos.

Apesar da pressão e mobilização da categoria, não houve reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALRS, portanto, o Projeto de recomposição segue sem votação do parecer favorável do relator, o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT). A CCJ não se reuniu em função da pauta em plenário que prevê as privatizações da CEEE, da Sulgás e da CRM, cuja votação está prevista para hoje à tarde.

“A organização entre nós é muito importante”, afirmou o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, durante o ato público. Olympio também ressaltou que os servidores merecem mais reconhecimento e que o espaço político da classe deve ser reconquistado, pois “nós, como categoria, estamos passando por um momento muito difícil e estamos sendo desprezados".

A diretoria da ASJ, também representada pelo tesoureiro-geral, Paulo Chiamenti, pelo 3° vice-presidente, Aguinaldo de Sotto-Mayor Prates, pela 1° secretária, Valentina Emilia Martignango, e pelo 1° tesoureiro, José Carlos Felippin, acompanhou o ato público.

Entrega de Ofício - Após o movimento, as entidades entregaram à Casa Civil um ofício cobrando a votação imediata do PL. Inclusive, houve oportunidade de conversar com alguns parlamentares que saíram da reunião com o governador Eduardo Leite (PSDB), como a deputada Silvana Covatti (PP).

 

O ofício também foi entregue à presidência da ALRS e Paulo Olympio relembrou que a ASJ já havia enviado aos deputados estaduais, no dia 24 de junho, um ofício que também levanta a questão da recomposição.

Assembleia Geral - Ainda, houve a Assembleia Geral Extraordinária do Sindjus, que avaliou a questão salarial da categoria. A necessidade de lutar pela recomposição foi ressaltada pelo coordenador-geral do Sindjus, Fabiano Marranghello Zalazar. Ele também divulgou um calendário de atividades que objetiva a aprovação do PL 218/2017, bem como a construção de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

 

 

Crédito: Audrey Erichsen

 

Informações Adicionais