Mobilização esclarece população sobre a Reforma da Previdência

 

Os cidadãos portoalegrenses que passaram pela Esquina Democrática nesta terça-feira (16/4) puderam ver, na prática, quais os efeitos diretos em suas vidas com a aprovação da Reforma da Previdência, prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019. Organizado pela Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social, o evento contou com a participação da Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ), da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, da Pública Central de Servidores, dentre outras.

De acordo com o presidente da ASJ, Paulo Olympio, o momento é de luta e a população precisa de explicações sobre as consequências da reforma. “Nós percebemos que a maioria das pessoas não tem conhecimento dos prejuízos causados pela PEC. Por exemplo, o benefício do auxílio-saúde vai ficar sem cobertura. Outro ponto é o novo Regime de Capitalização, no qual somente o trabalhador irá constribuir para a sua aposentadoria, isentando o governo e as empresas das parcelas que atualmente lhe cabem”, argumentou. O vice-presidente da ASJ, Luis Fernando Alves da Silva, reforça que a associação se posiciona totalmente contrária à PEC. “A população está achando que a lei vai aumentar apenas o tempo de contribuição, o que não é verdade. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas parem e reflitam sobre os tópicos que não estão sendo debatidos. Estamos somando forças com as entidades da Frente Gaúcha, da União Gaúcha, da Frente Parlamentar Mista, com a Pública Central de Servidores e outras grandes centrais sindicais para defender um direito constitucional”, destaca. 

Um grupo de advogados previdenciários esteve à disposição para calcular o tempo que cada interessado levará para se aposentar após aprovação das mudanças pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Uma das das participantes foi Rosa Maria Vieira Fraga, de 59 anos. Com os cálculos dos advogados, ela descobriu que levará mais três anos para se aposentar caso a PEC seja aprovada. “Com a atual legislação, eu me aposento daqui 10 meses. Não sabia que a reforma também iria me afetar. As informações que recebi esclareceram as minhas dúvidas. Não podemos deixar isso passar”, comenta. 

Os participantes também puderam registrar seus nomes num abaixo-assinado contrário à reforma, que será remetido à Câmara dos Deputados. Aos 18 anos, Mariana Ribeiro, assinou o documento por conta da preocupação com o próprio futuro e com a vida presente de seus pais e avós. “Eu me preocupo com a minha e com a aposentadoria de muita gente, principalmente dos servidores públicos. Essa nova lei vai prejudicar todo mundo e não podemos ficar sentados assistindo”, ressalta.

A advogada Maria Isabel Pereira da Costa também contribuiu com o protesto e ressaltou o quanto as pessoas ficam chocadas ao perceber que serão prejudicadas com a nova legislação. “A reforma não vai facilitar a vida do povo brasileiro. Quem sai ganhando com ela é o mercado financeiro. Faz muitos anos que os governos estão de olho no fundo previdenciário. Por isso, precisamos colocar a mão da consciência e nos posicionar contra essa quebra de direitos”, afirma.  

Fotos: Carolina Jardine

 

 

 

Informações Adicionais