Câmara de Vereadores de Porto Alegre debate Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência Social que consta da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 6/19 foi tema de debate realizado na manhã desta sexta-feira (15/3), no plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre. O encontro, promovido pelo vereador Airto Ferronato, atende a pedido da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social.

Os representantes das entidades presentes manifestaram suas preocupações acerca do tema. O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ/RS), Paulo Olympio, reafirmou a necessidade de haver união entre as classes e um trabalho conjunto e adequado de todas as entidades. “Nós temos que estar sempre organizados e vigilantes, combatendo as medidas que os governos trazem” afirmou. Ele também reforçou sua preocupação com alguns pontos da reforma, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que prevê a redução da renda das pessoas sem plenas condições de sustento: “Como é que um governo vem e coloca uma proposta desse tipo que destrói as famílias? ”, questionou.

Olympio ainda, levantou a importância de informar a população sobre a reforma, pois a desinformação acaba beneficiando o governo. A disseminação correta do plano foi ratificada pelo deputado federal Elvino Bohn Gass, que também explanou sobre os perigos da capitalização. O terceiro vice-presidente da ASJ, Aguinaldo de Sotto Mayor-Prates, e o tesoureiro-geral Paulo Chiamenti também compareceram à audiência.

O encontro contou também com a leitura da Carta de Porto Alegre. O documento traz possíveis prejuízos originados pela proposta, como a total dependência ao setor bancário na preservação do patrimônio previdenciário.

Texto e foto: Audrey Erichsen

Informações Adicionais